A Câmara Municipal de Vila Real vai investir 920 mil euros na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono, no âmbito do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), que abrange cerca de 8.500 alunos da rede pública do concelho e integra 12 atividades estruturadas.

O programa, intitulado “VR Educa ProSucesso”, foi apresentado em conferência de imprensa pelo presidente da autarquia, Alexandre Favaios, que destacou tratar-se de um plano já em implementação e com horizonte temporal até junho de 2028.
Segundo o autarca, a iniciativa abrange todos os níveis de ensino da rede pública do concelho, do pré-escolar ao 12.º ano, e representa uma mudança de paradigma na abordagem às políticas educativas locais.
“Os antigos planos focavam-se muito no combate ao insucesso. Atualmente, a tónica está na valorização do sucesso educativo e na promoção de atividades que melhorem os resultados, não tanto vinculadas a taxas de abandono ou insucesso, mas sim à melhoria do sucesso e da qualidade do mesmo”, sublinhou Alexandre Favaios.

FINANCIAMENTO E ESTRUTURA TÉCNICA

O PIPSE de Vila Real é financiado pelo programa Norte 2030. Do montante global, 656 mil euros destinam-se à constituição de uma equipa técnica composta por nove profissionais especializados, enquanto 262 mil euros serão aplicados diretamente nas diversas atividades previstas.
O plano estrutura-se em quatro eixos fundamentais, reforço das aprendizagens, emoções, projeto de vida e competências digitais e contempla iniciativas nas áreas da linguagem, ciências, cultura, ambiente e sociedade, inteligência emocional, saúde mental, educação parental, orientação vocacional e preparação para o mercado de trabalho, bem como recursos tecnológicos, ambientes digitais, programação e inteligência artificial.

ABRANGÊNCIA E METAS

O programa envolve alunos dos agrupamentos de escolas Agrupamento de Escolas Diogo Cão e Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, bem como das escolas secundárias Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Vila Real e Escola Secundária de São Pedro de Vila Real. O Conservatório Regional de Música de Vila Real surge como beneficiário indireto da estratégia.
Entre as metas definidas está o objetivo de que pelo menos 85% dos alunos completem os seus ciclos de estudo dentro do tempo previsto.
Apesar de Vila Real apresentar taxas de abandono escolar consideradas residuais, “um oásis”, nas palavras do presidente, o município pretende reforçar a integração plena dos alunos e promover maior equidade no acesso à educação, sobretudo entre estudantes oriundos de contextos socioeconómicos mais vulneráveis.
Integrado numa estratégia nacional e regional de promoção da qualidade e equidade no ensino, o PIPSE de Vila Real afirma-se como uma aposta estruturante na qualificação das novas gerações e no desenvolvimento sustentável do concelho.

A Redação com Lusa
Fotos: DR

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorFILOMENA PEREIRA ASSUME PRESIDÊNCIA DA CONCELHIA DO PARTIDO SOCIALISTA DE BRAGANÇA
Próximo artigoMARÇO NO FEMININO 2026 CELEBRA AS MULHERES COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA AO LONGO DE TODO O MÊS