O setor pecuário foi mais uma vez apoiado pelo Município de Vinhais, com um investimento de 13.393,10€ para o reforço da desinsetização dos rebanhos do concelho, prevenindo a doença da Língua Azul.

Esta doença afeta essencialmente ovinos e surge através de um vírus transmitido por insetos do género Culicoides. Os sintomas desta doença são a febre, o inchaço e lesões da cavidade oral.

Desde outubro de 2024 que Portugal continental foi declarado zona afetada pelos serótipos 3 e 4 do vírus, o que conduziu à vacinação obrigatória dos serótipos 1 e 4 e à recomendação para o serótipo 3. Todos os rebanhos do concelho de Vinhais receberam a vacinação contra os três serótipos, no entanto nas últimas semanas apareceram casos de animais com sintomas compatíveis com esta doença.

Com o intuito de adotar medidas adicionais à vacinação, o Município de Vinhais obteve 100 embalagens de desinfetante para distribuir, de forma gratuita, pelos cuidadores do setor pecuário.

Esta decisão foi tomada em colaboração com a OPP/ADS/OPSA de Vinhais, permitindo a estabilização do estado de saúde dos animais que enfrentam esta doença.

Jornalista: Maria Santos

Foto: Município de Vinhais

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorXUTOS E PONTAPÉS INCENDIARAM A NOITE EM MONTALEGRE COM CONCERTO MEMORÁVEL
Próximo artigoFESTIVAL N2 CONTINUA EM ALTA: SEGUNDO DIA ENCHE O JARDIM PÚBLICO DE CHAVES COM MÚSICA E BOA ENERGIA