O setor pecuário foi mais uma vez apoiado pelo Município de Vinhais, com um investimento de 13.393,10€ para o reforço da desinsetização dos rebanhos do concelho, prevenindo a doença da Língua Azul.
Esta doença afeta essencialmente ovinos e surge através de um vírus transmitido por insetos do género Culicoides. Os sintomas desta doença são a febre, o inchaço e lesões da cavidade oral.
Desde outubro de 2024 que Portugal continental foi declarado zona afetada pelos serótipos 3 e 4 do vírus, o que conduziu à vacinação obrigatória dos serótipos 1 e 4 e à recomendação para o serótipo 3. Todos os rebanhos do concelho de Vinhais receberam a vacinação contra os três serótipos, no entanto nas últimas semanas apareceram casos de animais com sintomas compatíveis com esta doença.
Com o intuito de adotar medidas adicionais à vacinação, o Município de Vinhais obteve 100 embalagens de desinfetante para distribuir, de forma gratuita, pelos cuidadores do setor pecuário.
Esta decisão foi tomada em colaboração com a OPP/ADS/OPSA de Vinhais, permitindo a estabilização do estado de saúde dos animais que enfrentam esta doença.
Jornalista: Maria Santos
Foto: Município de Vinhais