A campanha de segurança rodoviária Cinto-me Vivo, promovida entre 9 e 15 de setembro de 2025 pela ANSR, GNR e PSP, fiscalizou mais de 5,4 milhões de veículos, com o objetivo de alertar condutores e passageiros para a importância da utilização correta dos dispositivos de segurança.

Durante a operação, foram registadas 22.605 infrações, das quais 648 por uso incorreto ou não utilização de cintos de segurança, capacetes e cadeirinhas para crianças. As ações de sensibilização alcançaram 702 condutores em cinco municípios do continente, além de ações similares nos Açores e Madeira.

Foram registados 2.963 acidentes, com um total de sete vítimas mortais (menos nove do que no mesmo período de 2024), 68 feridos graves (mais 12) e 962 feridos leves (menos sete). Os acidentes fatais ocorreram nos distritos de Coimbra, Évora, Lisboa, Porto e Setúbal, envolvendo colisões, despistes e um atropelamento.

A campanha faz parte do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, que já realizou nove ações este ano. Até agora, foram sensibilizadas presencialmente 6.385 pessoas, com mais de 51 milhões de veículos controlados por radar desde o início do ano.

As autoridades reforçam que a sinistralidade rodoviária não é inevitável e apelam à adoção de comportamentos responsáveis na estrada.

Jornalista: Vitória Botelho

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Artigo anteriorAZIBORNE EXTREME 2025: DESPORTO, AVENTURA E NATUREZA
Próximo artigoOPINIÃO: PROTEGER A COLUNA – UM COMPROMISSO DE TODOS