A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), em parceria com a Europacolon Portugal, lançou uma campanha nacional de sensibilização para o cancro do intestino, o mais comum do aparelho digestivo e principal causa de morte por cancro em Portugal. A iniciativa, que decorre no âmbito do Dia Nacional do Cancro do Intestino, a 30 de setembro, destaca a necessidade de rastreio a partir dos 45 anos para aumentar as chances de diagnóstico precoce.

Segundo Marília Cravo, presidente da SPG, o cancro colorretal é silencioso nos estádios iniciais, mas, quando detectado a tempo, apresenta uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos. Em contrapartida, o diagnóstico tardio reduz essa taxa para cerca de 50%. A campanha reforça que a colonoscopia é uma ferramenta eficaz para identificar e remover pólipos que podem evoluir para cancro, ajudando a salvar vidas.

A iniciativa estará presente nas redes sociais da SPG e meios de comunicação, com mais informações disponíveis no site da Saúde Digestiva.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: SGP

Design sem nome (5)
banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorBRAGANÇA PROMOVE INOVAÇÃO JURÍDICA E VALORIZA PRODUTOS LOCAIS NO DIA MUNDIAL DO TURISMO
Próximo artigo“NÃO CONSEGUIMOS RECEBER MAIS GENTE” LIMITAÇÕES CONDICIONAM CRESCIMENTO DO CT DE MIRANDELA