Na passada sexta-feira dia 30 de maio, o Canil Municipal de Vila Nova de Foz Côa recebeu uma ordem de encerramento dada pelo Ministério Público, no seguimento de uma queixa por parte da Intervenção e Resgate Animal (IRA) devido a maus tratos.

73 cães foram resgatados pela GNR, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pelo IRA, o canil é acusado de não ter condições nem cuidados veterinários, sem acesso a recursos básicos e as jaulas em que os animais se encontravam não possuíam condições. Dos 73 cães resgatados, alguns encontram-se à beira da morte e um terço continua internado em associações de defesa dos animais. Uma das situações que mais chocou a população neste resgate, foi a descoberta de um cão sem vida dentro de uma arca congeladora.

Em 2022 o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) atribuiu 220 mil euros à Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, com o objetivo de construir um centro de recolha oficial de animais, construção essa que nunca se concretizou.

Jornalista: Vitória Botelho

Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorGRANFONDO TERRAS DE BASTO FOI APRESENTADO EM MONDIM DE BASTO
Próximo artigoESTÁ EM CURSO A REQUALIFICAÇÃO DA ESTRADA ENTRE PARAMBOS E LINHARES EM CARRAZEDA DE ANSIÃES