Pela primeira vez na história do colégio cardinalício, Portugal conta com quatro cardeais eleitores no conclave que escolherá o próximo Papa, sucedendo Francisco. Entre eles está o Cardeal António Marto, natural de Chaves, que se junta a Américo Aguiar, Manuel Clemente e José Tolentino de Mendonça.

Nascido em 1947, António Marto foi ordenado sacerdote em Roma, em 1971. Permaneceu na cidade para concluir os estudos, tendo obtido o doutoramento em Teologia com uma tese dedicada à esperança cristã à luz do Concílio Vaticano II.

O mais veterano dos quatro cardeais eleitores portugueses, Marto desempenhou funções como bispo de Viseu e mais tarde em Leiria-Fátima, onde presidiu às comemorações do centenário das aparições de Fátima. Durante a sua trajetória, manteve um forte envolvimento com os movimentos católicos ligados aos trabalhadores e aos estudantes, chegando mesmo a trabalhar em fábricas antes do 25 de Abril.

Com uma passagem pela Universidade Católica Portuguesa como docente e pelo clero da Diocese do Porto como pároco, foi nomeado bispo auxiliar de Braga em 2000. Em Fátima, destacou-se pelo seu empenho em causas como a paz e o cuidado ambiental, procurando dar uma leitura contemporânea à mensagem deixada por Nossa Senhora em 1917.

António Marto foi criado cardeal por Francisco em 2018, após o centenário das aparições. Em 2022, deixou a liderança da diocese ao atingir o limite de idade estabelecido.

Jornalista: Micaela Costa

IMG_9798
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorTERMÓMETROS VÃO AUMENTAR ESTA SEMANA
Próximo artigoFESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS BROTAS REGRESSAM A CHAVES