A Festa dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estêvão de Torre de Dona Chama, no concelho de Mirandela, já foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O despacho foi publicado em Diário da República e esta incrição destaca a “importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.

As celebrações na Vila de Torre de Dona Chama acontecem na época natalícia, onde decorre a Festa de Santo Estevão mais conhecida como Festa dos Caretos.

Recorde-se que os Caretos de Podence, também já são Património Cultural Imaterial da Humanidade. Desta forma, o distrito de Bragança já conta com duas festividades alusivas à tradição dos caretos com estatuto de Património Cultural Nacional.

Jornalista: Inês Carvalho

Foto: CM Mirandela

Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorACIDENTE CAUSA GRANDE APARATO EM RUA DE MIRANDELA
Próximo artigoALFÂNDEGA DA FÉ RECEBE A INICIATIVA PATRIMÓNIO A NORTE NO PRÓXIMO MÊS