Acompanhados pelo grupo de pauliteiros da aldeia de Constantim, no concelho de Miranda do Douro, a Velha e o Carocho saem à rua para animar a população.

De origem muito antiga, continua hoje a ser praticada. O Carocho e a Velha são uma celebração de grande significado. Estas personagens mitológicas são os patronos da “Festa das Morcelas ou da Mocidade”, que se realiza entre os dias 27 e 30 de dezembro.

Com o traje vestido, a velha, que na realidade é um homem, representa a mulher, enquanto que, a figura do Carocho, sempre mudo, o seu marido. Os pauliteiros são os oito filhos do casal que, segundo a história, ao som da gaita-de-foles e da caixa e bombo, pedem esmolas para sustentar a família.

A “Tiê Biêlha” nas mãos tem um garfo de madeira de grande tamanho. Este utensílio tem como objetivo recolher as peças de fumeiro, como as chouriças, as costelas, orelhas e pés de porco, que a população entrega de bom agrado.

As ruas animam-se com este ritual pagão, cuja a origem já se perdeu no tempo. Esta festa atrai pessoas de todo o país e até de fora.

Estas personagens assumem o controlo da aldeia, visitando e “roubando” as chouriças destinanadas a alimentar a população. As peças de fumeiro recolhidas servem para a realização da ceia comunitária.

Esta é apenas uma das muitas “Festas dos Rapazes” do Nordeste Transmontano que se realizam no final de cada ano.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Helena Barril

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n