O Município de Carrazeda de Ansiães vai assumir integralmente a quota anual de sanidade animal dos produtores pecuários do concelho, através de um apoio financeiro de até 15 mil euros ao Agrupamento de Defesa Sanitária de Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.

A medida permite cobrir a totalidade dos encargos associados às ações obrigatórias de profilaxia sanitária, correspondentes a 15 euros por bovino e 2,60 euros por pequeno ruminante. Em 2026, estima-se que o apoio abranja cerca de 100 bovinos e 3.105 ovinos e caprinos, pertencentes a 62 explorações pecuárias.

A autarquia atribui ainda cinco mil euros para garantir o funcionamento da estrutura responsável pelo acompanhamento e execução das ações de sanidade animal.

Com esta medida, o Município pretende aliviar os custos suportados pelos produtores, assegurar o acompanhamento sanitário dos efetivos e contribuir para a proteção da saúde animal e da saúde pública.

O apoio é mantido pela autarquia desde 2018, numa medida que reconhece a importância da atividade pecuária para a economia rural e para a manutenção das pequenas explorações familiares no concelho.

Jornalista: Vitória Botelho

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Hotel
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
BANNER INTERNET VERSOS
Artigo anteriorMISSA DAS VINDIMAS MARCOU ARRANQUE SIMBÓLICO DA COLHEITA EM S. JOÃO DA PESQUEIRA
Próximo artigoUTAD PROSSEGUE INVESTIGAÇÃO PARA UMA VITICULTURA MAIS SUSTENTÁVEL NA CASA DE MATEUS