A autarquia desenvolveu um circuito de visitação do património religioso, do concelho, que se divide em duas rotas: a Rota do Românico e a Rota do Barroco. Para facilitar a visita, foi criada também a aplicação móvel “Visit Carrazeda”, que servirá como um guia virtual.

A iniciativa quer sobretudo valorizar os “recursos endógenos do território, através das atividades turísticas e culturais, especialmente as de cariz religioso”, refere o município, em comunicado.

O circuito que agrega as duas rotas – Românico e Barroco – pretende agregar as ofertas individuais num produto único, assegurando a sua divulgação conjunta, e disponibilizando informação física e digital que assegure aos turistas o acesso aos espaços e atividades, permitindo ao visitante o usufruto do espaço, a contemplação e experiência cultural proporcionada, bem como a própria comunidade.

De acordo com a nota, enviada à redação do Canal N, “teve como objetivos, interligar um conjunto de igrejas nas quais já existem ou existirão ofertas turísticas de interpretação do seu património sacro-religioso, interligar o circuito de visitação com os restantes circuitos já implementados, trilhos, circuitos pedonais e valorizar o património, promovendo condições de circulação e exploração do mesmo”.

No pacote vem também a App Visit Carrazeda, ao descarregar a aplicação móvel poderá contar com um guia virtual relativo ao Circuito de Visitação do Património Religioso.

“A App permite visualizar as rotas e igrejas que o compõe, disponibilizando geolocalização, informação escrita, audiovisual e de realidade aumentada, relativa a cada um dos pontos de interesse, agregando serviços de informação interativa, contribuindo para uma experiência mais contextualizada de visitação e contemplação dos elementos que integram cada um dos edifícios”, esclarece a autarquia. Atualmente, a app está disponível para os sistemas operativos Android e iOS.

O projeto surgiu através de uma candidatura ao Aviso nº Norte 28-2020-06 (estratégias de eficiência coletiva Provere-Projetos Âncora) e teve um investimento total de 195.896,02 euros.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: CM Carrazeda de Ansiães

Slider