João Baçalo, de 77 anos, morreu sexta-feira no refeitório do Estabelecimento Prisional de Bragança, onde aguardava julgamento em prisão preventiva.

O idoso estava acusado de ter morto a tiro um vizinho e ferido com gravidade o irmão deste, em agosto de 2024, na localidade de Areias, concelho de Carrazeda de Ansiães.

Segundo o Jornal de Notícias, que cita fonte hospitalar, a morte terá resultado de um episódio de engasgamento durante uma refeição. Apesar da intervenção rápida do INEM, não foi possível reverter a situação e o óbito foi declarado no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal, no Hospital de Bragança, onde foi realizada uma autópsia para apurar a causa exata da morte. O funeral realiza-se esta quarta-feira em Areias, Carrazeda de Ansiães.

João Baçalo encontrava-se em prisão preventiva desde agosto de 2024, por decisão do juiz de instrução criminal. Em fevereiro deste ano, o Ministério Público de Vila Flor formalizou a acusação por dois crimes de homicídio qualificado agravado, um consumado e outro na forma tentada.

De acordo com o despacho de acusação, os factos ocorreram a 4 de agosto de 2024, após uma discussão entre o filho do arguido e as vítimas, relacionada com o uso de um terreno. O idoso terá intervindo em defesa do filho, disparando sobre os dois irmãos. André Moreira, de 37 anos, foi atingido no abdómen e acabou por falecer. O irmão, Flávio Moreira, de 27, também foi baleado, mas sobreviveu após receber assistência hospitalar.

As autoridades apuraram que o suspeito utilizou uma caçadeira transformada, guardada em casa, para cometer os crimes.

IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorCHOCALHOS TRANSMONTANOS ECOAM NO JAPÃO COM A PRESENÇA DOS CARETOS NA EXPO MUNDIAL DE OSAKA
Próximo artigoNUNO VAZ EM DESTAQUE NA PRIMEIRA REUNIÃO DO CCI NORTE