O Município de Carrazeda de Ansiães está a oferecer produtos locais aos cerca de 2700 agregados familiares residentes do concelho. A distribuição começou nos dias 11 e 12 de dezembro e continua no próximo fim-de-semana, nos dias 18 e 19 de dezembro.

A iniciativa é vista como uma forma de desejar as “ Boas Festas”, através de uma caixa com bolo-rei, vinho, bombons, frutos secos, maçã desidratada, queijos, biscoitos ou compotas, ao mesmo tempo que apoia a economia local.

A ideia nasceu em 2020, em plena pandemia, numa altura de desânimo e incerteza para muitas famílias e “entendemos que devíamos repetir o agrado, foi uma iniciativa bem recebida, carregada de simbolismo, conseguimos distribuir um pouco de alegria e também dar algum apoio aos produtores locais”, explica o presidente do Municipio, João Gonçalves.

“Todos os produtos da caixa de Boas Festas são produtos da nossa terra, aqui produzidos e transformados. Queremos também dar o exemplo e servir, de alguma forma, de inspiração para que neste período de troca de presentes, os carrazedenses possam optar por produtos locais”, argumenta.

As cerca de 2700 caixas de Boas Festas representam um investimento na ordem dos 30 mil euros e são adquiridas pelo município. A distribuição é feita em colaboração com cada uma das juntas de freguesia do concelho.

Esta medida beneficia toda a comunidade, mas, em especial, as padarias, pastelarias e os produtores locais que tiveram quebras significativas de vendas resultantes dos constrangimentos provocados pela pandemia.

Face à situação de pandemia que ainda condiciona a atividade comercial, a Câmara Municipal a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães decidiu ainda incentivar as compras no comércio local, organizando um sorteio de 3 Cabazes de Natal, com produtos, adquiridos localmente, no valor de 250 euros cada. 

Assim, todos os consumidores que entre os dias 10 e 31 de dezembro façam as suas compras nos estabelecimentos comerciais do concelho, habilitam-se ao sorteio, que acontece no dia 6 de janeiro de 2022, Dia de Reis.

De acordo com o regulamento, por cada 15 euros de compras, o consumidor tem direito a um cupão para participar, podendo acumular até o máximo de 20 cupões diários. 

O consumidor, ao fazer compras, deve pedir fatura com nome e número de contribuinte, e é com estas faturas, verificadas e validadas por um técnico municipal, que lhe são atribuídos os respetivos cupões, que o próprio consumidor coloca na tombola do sorteio, presente na Loja Interativa de Turismo.

Slider