A decisão vai ser colocada em prática ainda este ano, mas a gratuitidade só acontecerá se o cartão for pedido nos primeiros 20 dias após o nascimento.

Depois do Governo ter anunciado que Portugal vai ter um novo cartão de cidadão ainda este ano, esta terça-feira o Jornal de Notícias avança que o documento será gratuito para os recém-nascidos já durante o primeiro semestre deste ano.

Mas o secretário de estado da Justiça, Pedro Tavares, explica que a gratuitidade só acontecerá se o cartão for pedido nos primeiros 20 dias após o nascimento.

“O nosso objetivo é garantir que os recém-nascidos estão no registo e garantir que são cidadãos com cartão de cidadão desde o primeiro dia em que nascem”, explicou. 

Recorde-se que o registo do bebé já é gratuito através dos balcões “Nascer Cidadão”, mas, atualmente, se for pedido o cartão de cidadão é preciso pagar 7,50 euros.

O pedido do documento pode ser feito no mesmo local onde é feito o registo, nomeadamente, nos balcões “Nascer Cidadão” que existem nas maternidades e hospitais públicos ou privados.

Jornalista: Rita Teixeira 

Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorFAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO RECEBEM FORMAÇÃO PARA TRATAR DE IDOSOS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA
Próximo artigoFESTIVAL DO RANCHO EM MIRANDELA REGRESSA AO FORMATO PRESENCIAL