A Casa-Museu João Vieira, em Vidago, inaugurou no sábado a exposição “Só o Que Não é Existe – Trabalho de cenografia de João Vieira, notas para uma produção de Macbeth”.
A abertura contou com a performance artística do ator português Filipe Crawford.
Com curadoria de Manuel João Vieira, a exposição apresenta cerca de trinta obras que se inspiram na peça Macbeth, de William Shakespeare. Através destas obras, o público é convidado a pensar sobre os conflitos e incertezas da vida moderna, numa mistura entre passado e presente, realidade e imaginação.
A exposição não separa de forma clara o que é real do que é sonhado. Pelo contrário, propõe um mergulho na ambiguidade, desafiando o espectador a enfrentar as suas próprias sombras e a atravessar simbolicamente o “manto da noite”, tal como acontece na peça.
Instalada na antiga casa de Bonifácio Alves Teixeira, a Casa-Museu João Vieira tem como objetivo dinamizar a vida cultural da vila de Vidago. O espaço é dedicado à obra do artista plástico e escritor João Vieira, nascido em Vidago em 1934, e considerado um dos grandes nomes da arte portuguesa do século XX.
A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos domingos das 10h00 às 13h00.
Jornalista: Cindy Tomé