A Comissão de Gestão das Rotas do Norte deferiu a candidatura do Castelo de Torre de Moncorvo ao selo Rotas do Norte, promovida pelo município de Torre de Moncorvo.

A autarquia anunciou que a comissão refere que “considerando o valor patrimonial e atratividade turística do Bem, propõe-se a integração do mesmo nas seguintes Rotas do Norte: Rota ‘Castelos e Fortalezas a Norte’.

“O selo Rotas do Norte, instituído pela CCDR-Norte e o Turismo do Porto e Norte de Portugal, integra uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, designadas de “Rotas do Norte”, tendo em vista o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na Região Norte”, lê-se na nota divulgada.

Sobre o Castelo de Torre de Moncorvo

Em Torre de Moncorvo a designação “Castelo” é especialmente aplicada ao espaço retangular sobranceiro à Praça Francisco Meireles, definido por fortes muros de cantaria (silharia granítica) e cuja plataforma serve de largo dos Paços do Concelho. Esta denominação também se aplica a todo o conjunto histórico ou bairro antigo.

A fortificação medieval de Torre de Moncorvo determinada por D. Dinis, por volta de 1295, seria inicialmente apenas por cerca muralhada, em cujo espaço interior se localizava a vila nova.

Ainda na primeira metade do séc. XIV, terá sido construído o castelo, localizado no extremo Sul da cerca, de planta trapezoidal, com os cantos guarnecidos por bastiões circulares, possuindo no interior duas torres quadrangulares associadas a um edifício de possível residência dos alcaides.

A cerca que envolvia o perímetro urbano medieval possuía três ou quatro portas, das quais resta somente o Arco da Senhora dos Remédios, a nascente e vestígios da porta sul.

Desde 1988 até 2001 decorreram trabalhos arqueológicos com vista a revelar alguns dos vestígios do antigo castelo e edificações envolventes. Em 2021 foi inaugurado o Museu do Castelo, que tem como missão a divulgação e valorização da história local, através da preservação das estruturas arqueológicas que constituíam o castelo. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público.

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n