A CCDR NORTE propôs ao Património Cultural, I.P. a classificação da Panificadora de Chaves como Monumento de Interesse Público.

“Trata-se de um imóvel de elevado interesse patrimonial e testemunho singular da arquitetura industrial modernista portuguesa, bem como da obra do seu autor, Nadir Afonso, cuja salvaguarda é de enorme importância” refere a CCDR-NORTE em comunicado.

A Panificadora de Chaves foi projetada pelo arquiteto flaviense Nadir Afonso e finalizada em 1962. Na obra, conjugadas com a estética de pendor funcionalista do autor, são assimiladas as influências de Corbusier e Niemeyer.

A CCDR-NORTE explica que do ponto de vista estético, “evidencia-se o controle e articulação das formas gramaticais modernistas – como abóbadas, coberturas inclinadas de uma água, chaminés, reticulados, lâminas verticais, panos lisos ou muros em curva – bem com a sua aplicação ao contexto urbanístico”.

Este consiste num dos últimos edifícios sobreviventes da autoria de Nadir Afonso, um nome incontornável no panorama artístico nacional, e permanece até aos dias de hoje como um dos melhores exemplos de arquitetura modernista em Trás-os-Montes, conservando um elevado grau de integridade e autenticidade.

Jornalista: Lara Torrado

Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798