A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE) assegurou a renovação da responsabilidade de entidade gestora do INTERREG Espaço Atlântico que será implementado até 2030. Trata-se do único programa europeu de cooperação transnacional gerido em Portugal.

O INTERREG Espaço Atlântico tem um orçamento de, aproximadamente, 150 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e destina-se a financiar projetos de 25 regiões de quatro Estados-membros: Portugal, Espanha, França e Irlanda.

Os projetos são realizados em parceria entre organizações públicas e privadas – como regiões, universidades, centros de ciência e inovação, empresas e associações, entre outras – e têm por objetivo melhorar a competitividade regional e a qualidade de vida das regiões atlânticas europeias nas áreas da “Inovação Azul e Competitividade”, “Ambiente Azul”, “Turismo Sustentável e Cultura” e “Governança do Espaço Atlântico”.

Para o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, “ao reassumir esta posição de liderança, a Região Norte reforça o seu compromisso com as políticas europeias fundamentais e de vanguarda, em particular nos domínios da economia azul, do ambiente marinho e dos oceanos, comprometendo-se a contribuir para os chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e do Pacto Verde Europeu”.

Foto: CCDR-NORTE

Slider