Site icon Canal N – Notícias – Trás-os-Montes e Alto Douro

CDU PEDE AJUDA AO GOVERNO PARA MITIGAR EFEITOS DA SECA NO CONCELHO DE BRAGANÇA

Coligação Democrática Unitária pede ajuda ao Governo para mitigar os efeitos da seca no concelho de Bragança, uma vez que é um dos que mais sofre em termos agrícolas.

Em comunicado enviado ao Canal N, a CDU refere que “o abastecimento de água é crucial para lidar com a ocorrência cada vez mais frequente de longos períodos de seca” de forma a que esta seja mitigada. A água, especialmente no distrito de Bragança, desempenha “um papel fundamental” no que toca ao desenvolvimento agrícola e pecuário e é, também, “necessário investir na ampliação de infraestruturas hidroagrícolas para “impulsionar a economia local”.

Posto isto, a Coligação Democrática Unitária acredita que é crucial que o Governo realize intervenções visando a melhoria da eficiência dos equipamentos já existentes e invista em novos projetos que protejam as regiões mais vulneráveis às condições prolongadas de seca. “Infelizmente, a ausência destes investimentos impediu o aproveitamento pleno das recentes chuvas intensas que ocorrem no concelho” menciona a nota de imprensa.

Tendo em conta a situação da Barragem de Gostei, que apresenta perdas de água continuas, o partido frisa que esta precisa, rapidamente, de obras de reabilitação.

Assim sendo, reunida no dia 29 de junho, a Assembleia Municipal de Bragança delibera que é necessário instar o Governo e o Ministério da Agricultura e da Alimentação a desbloquear tais investimentos, “permitindo a expansão do abastecimento de água no concelho para enfrentar agravamentos nos períodos da seca prolongada”.

Jornalista: Lara Torrado

Exit mobile version