O Centro de Educação Especial da Santa Casa da Misericórdia de Bragança vai ser alvo de uma intervenção de requalificação orçada em mais de 1,1 milhão de euros, destinada a melhorar as condições de segurança, eficiência e conforto das instalações. A informação foi confirmada esta terça-feira pelo provedor da instituição, Duarte Fernandes.
A obra, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) através de uma candidatura da Segurança Social, proprietária do edifício, contempla a renovação integral das coberturas, telhado e fachadas, assim como a substituição da rede elétrica, das canalizações e a implementação de um novo sistema de segurança contra incêndios.
O provedor sublinha que a intervenção é considerada “urgente”, face ao avançado estado de degradação de uma infraestrutura com cerca de meio século. “É um edifício construído com materiais da época, provavelmente com 50 ou 60 anos. Hoje existem soluções muito mais eficientes ao nível do conforto térmico, isolamento e durabilidade. As construções degradam-se naturalmente com o tempo e com o uso”, explicou.
De acordo com o concurso público publicado em 25 de novembro no Diário da República, após adjudicação, a empresa vencedora terá um prazo de 240 dias para executar a empreitada.
O Centro de Educação Especial acolhe atualmente 68 jovens e adultos no lar residencial, destinado a pessoas que não têm condições de residir no seio familiar, e integra ainda o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, que acompanha 70 utentes, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e funcional.
A Redação com Lusa
Fotos: DR



















