O Centro de Saúde de Sernancelhe dispõe, desde este mês, de um Gabinete de Saúde Oral, criado no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO).
A nova valência visa reforçar a resposta na área da saúde oral, promovendo hábitos de vida saudáveis, a prevenção da doença oral e o acesso a cuidados e tratamentos para a população do concelho.
Entre os principais objetivos do gabinete está a intervenção precoce, com especial enfoque na saúde escolar, contribuindo para a prevenção de patologias orais e para a melhoria da literacia em saúde da comunidade.
No âmbito desta iniciativa, foi igualmente assinado um protocolo tripartido entre o Município de Sernancelhe (Terra da Castanha Sernancelhe), a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) e a Esproser – Escola Profissional de Sernancelhe. O acordo prevê que os assistentes de medicina dentária sejam alunos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Profissional de Sernancelhe, instituição reconhecida pela formação de profissionais na área da saúde.
A cerimónia de assinatura contou com a presença da presidente do Conselho de Administração da ULSTMAD, Sara Mota, do presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Santos, e da diretora da Escola Profissional de Sernancelhe, Ana Chaves.
Em comunicado, o Conselho de Administração da ULSTMAD manifesta satisfação por este reforço da resposta em saúde oral, sublinhando que a criação do gabinete representa um avanço significativo na prestação de cuidados de saúde no concelho e uma melhoria efetiva da qualidade dos serviços disponibilizados à população.
A Redação,
Fotos: DR





















