De 16 a 22 de setembro, cidade promoveu atividades para todas as idades, aliando sustentabilidade, saúde e cultura.
Chaves voltou a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade (SEM), entre os dias 16 e 22 de setembro, com um programa repleto de atividades que envolveram toda a comunidade e apelaram a um estilo de vida mais sustentável, saudável e consciente.
Durante sete dias, a cidade viveu ao ritmo do movimento e da música. As manhãs foram animadas com a iniciativa “Viagens musicadas”, que levou atuações ao vivo a bordo das linhas urbanas “Move Chaves”, proporcionando aos passageiros uma experiência diferente no transporte público.
Nas tardes, a energia chegou com a Ginástica Sénior “Movimento para Todos”, que se espalhou por várias freguesias do concelho, promovendo o bem-estar físico e o convívio intergeracional.
As escolas também desempenharam um papel importante nesta semana temática. Em parceria com a PSP, foram promovidas palestras e minicircuitos rodoviários, sensibilizando as crianças e os jovens para a segurança nas estradas e a importância de formas de deslocação mais sustentáveis
O fim de semana trouxe iniciativas de contacto com a natureza e valorização do património. A “Caminhada Termas de Chaves”, com partida do Balneário Termal, incentivou a prática de exercício físico, enquanto as visitas guiadas “Descobrir Aquae Flaviae” permitiram redescobrir a história e a herança romana da cidade, cativando dezenas de participantes.
O ponto alto da semana aconteceu no Dia Europeu Sem Carros, a 22 de setembro, com o encerramento ao trânsito da Rua de Santo António. A via transformou-se num verdadeiro palco ao ar livre, com dança, música, jogos, pinturas, bicicletas elétricas, karts e muitas outras atividades no evento “Combina e Move-te”, que celebrou a mobilidade sustentável de forma festiva.
Em paralelo, o Peddy Paper “À caça do tesouro de Aquae Flaviae” envolveu o comércio local e mobilizou equipas da comunidade escolar, que participaram numa divertida caça ao tesouro com enfoque cultural, culminando na entrega de prémios aos melhores grupos.
Com esta iniciativa, o Município de Chaves reforçou o compromisso com um futuro mais verde, promovendo hábitos de mobilidade mais seguros, acessíveis e amigos do ambiente, e desafiando todos os flavienses a refletirem sobre os seus comportamentos diários e a adotarem soluções de deslocação mais sustentáveis.
A Redação,
Foto: DR