“No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho!” é a frase típica do São Martinho, e Chaves, juntamente com a União de Freguesias da Madalena e Samaiões esforçam-se para que a tradição se mantenha.

No próximo sábado, dia 11 de novembro, como início marcado para as 17h00, no Centro Histórico da Madalena, as comemorações vão contar com “muita animação musical, gastronomia típica, castanhas assadas e jeropiga”, refere o comunicado enviado ao Canal N.

Esta herança cultural é associada à celebração da maturação do vinho do ano, sendo a melhor altura para provar o vinho novo. E como o São Martinho não é São Martinho sem magusto, vão ser distribuídas, gratuitamente, castanhas assadas.

O programa do dia apresenta também, a partir das 19h00, um roteiro gastronómico nas “tasquinhas” aderentes, onde os interessados poderão provar pratos regionais e petiscos da época.

Os festejos desta secular tradição continuam noite adentro com a atuação do Grupo Musical Alta Definição, pelas 21h00, no Terreiro da Madalena, terminando pelas 23h00 com um espetáculo pirotécnico.

Jornalista: Lara Torrado

Slider