Mais de 31 mil árvores autóctones já foram plantadas no concelho de Chaves, numa iniciativa que reforça o compromisso com a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental.

Este projeto pretende sensibilizar a comunidade flaviense para a importância da preservação das árvores e das florestas, essenciais na luta contra as alterações climáticas e na construção de um território mais resiliente e sustentável.

Entre as diversas ações realizadas, destaca-se a plantação de mais 800 árvores num baldio em Casas Novas, na freguesia de Redondelo. Esta intervenção, que incluiu carvalhos-alvarinhos, sobreiros e azinheiras, resulta de uma parceria entre o município de Chaves, o Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).

Desde o início do ano, já foram intervencionados mais de 79 hectares, com a plantação de 30 500 árvores de espécies nativas em vários pontos do concelho.

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, a comunidade educativa também se junta a esta missão, participando na plantação de cerca de 50 árvores em recintos escolares, numa ação que visa sensibilizar crianças e jovens para o valor do equilíbrio ecológico.

Jornalista: Lara Torrado

Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorCORRIDA DA LIBERDADE 2025: INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 17 DE ABRIL
Próximo artigoESPIRAL DE LUZ NO CÉU SURPREENDE ESPECTADORES EM TODA A EUROPA