A quarta edição do concurso gastronómico decorreu de sexta-feira a domingo em Chaves. Participaram 19 restaurantes, habilitados a prémios nas categorias de Entrada, Prato Principal, Prato Tradicional, Jovem Talento, Inovação Gastronómica e Prémio do Público.

Durante três dias, o bacalhau foi o rei à mesa flaviense, onde 32 pratos foram a concurso por uma equipa multidisciplinar que teve como presidente do júri o Chef e Embaixador do Festival, Duarte Eira. A avaliação teve como critérios de análise os ingredientes incluídos na confecção, o sabor, apreciação visual, criatividade e inovação.

A categoria “Entrada” teve como vencedor o restaurante Campilho, com o prato “Bruschetta de Bacalhau” elaborado pela Chef Ana Ferreira. Na categoria “Prato Principal” o vencedor foi o restaurante Míscaro, com o “Bacalhau Míscaro”, feito pelo Chef Mário Neichel Fuertes. O 2º lugar foi para o restaurante Hotel Casino Chaves, com o prato “Bacalhau e Seus Sames”, elaborado pelo Chef Joel Avelino Gomes Ferreira e o 3º lugar foi para o restaurante Vidago Palace Hotel, com o prato “Bacalhau Grão em Texturas e Enchidos da Região”, feito pelo Chefs Duarte Apolinário e André Ferreira.

“Prato Tradicional” foi conquistado pelo restaurante Leitões.come com o prato “Bacalhau Imperador” elaborado pelos Chefs Mara Costa e Pedro Jesus. Na categoria “Jovem Talento” destacou-se o Chef Bruno Filipe Martins Ferreira, a concorrer pelo restaurante Forte S. Francisco Hotel, com o prato “Bacalhau à São Francisco”.

Na categoria “Inovação Gastronómica” o vencedor foi o restaurante Biclaque Trajano, com o prato “Bacalhau Confitado, Mão de Vaca, Feijoka e Kale” elaborado pelo Chef Vitor Hugo Miranda.

Além dos prémios, o júri atribuiu três menções honrosas. Uma para o Restaurante Adega da Luz, com o prato “Caldo de Bacalhau”, elaborado pela Chef Maria Jesus Jar Golás, outra para o restaurante Grelha Real com o prato “Folar de Bacalhau” feito pelo Chef Ramiro Magalhães de Carvalho. A última foi para o restaurante Dubai com o prato “Patanisca de bacalhau c/Arroz de feijão”, confeccionado pela Chef Maria Isabel dos Santos Ferreira.

O Prémio do Público, determinado por votação online foi atribuído ao restaurante Quinta da Cera, com o prato “Bacalhau no forno”, elaborado pela Chef Fátima Miranda.

Slider