No mês em que se celebra o Dia Mundial de Combate à Pólio, o Rotary Clube de Chaves promove, no próximo sábado, 14 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo solidário a favor da erradicação desta doença, no Auditório do Centro Cultural.

A FORMA – Estúdio de Dança sobe a palco com atuações de Ballet Clássico, Neoclássico, Dança Contemporânea, Jazz, Hip-Hop e Acrodance, ao som das mais emblemáticas músicas da mítica banda de rock Queen.

Com o apoio da Câmara Municipal, da FAI e deste estúdio de dança, o espetáculo terá um custo de 5 “vacinas” e o valor angariado reverterá a favor da erradicação da poliomielite. Os interessados poderão adquirir o bilhete nas instalações do Rotary.

Recorde-se que, desde que a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio foi lançada pelo Rotary International, em parceria com a Organização Mundial de Saúde e a Fundação Bill e Melinda Gates, presenciou-se uma redução de 99,9% nos casos de poliomielite causados pelo vírus selvagem, 2,5 mil milhões de crianças imunizadas e esta doença endémica altamente infeciosa manter-se endémica apenas no Afeganistão e no Paquistão.

O QUE É A POLIOMIELITE

A poliomielite é uma infeção causada pelo vírus da poliomielite, muito contagiosa e, por vezes, mortal.

O poliovírus transmite-se ao engolir substâncias contaminadas por fezes infetadas. A infeção estende-se do intestino ao corpo todo, mas o cérebro e a espinal medula são os mais gravemente afetados. 

Tipicamente, os surtos de poliomielite surgiam durante os meses de verão e de outono em zonas de clima temperado. Nos países em vias de desenvolvimento, o vírus propaga-se através da água contaminada por fezes humanas e afeta sobretudo crianças com idade inferior a cinco anos.

É uma doença grave que pode causar paralisia irreversível num em 200 casos e, desses, 5% a 10% podem morrer na sequência da doença. Desde 1988, o número diminuiu em mais de 99%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2013 foram reportados apenas 406 casos. Em 2014, a poliomielite permanece endémica somente em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

O esforço para a sua erradicação persiste porque, enquanto existir uma criança infetada esse risco permanece para milhões de outras em todo o mundo. Nos países industrializados, trata-se, felizmente, de uma infeção extremamente rara hoje em dia, graças aos extensos programas de vacinação.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: FORMA – Estúdio de Dança de Chaves

Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMURÇA CRIA EQUIPA MULTIDISCIPLINAR PARA PROMOVER SUCESSO ESCOLAR
Próximo artigoULS DO NORDESTE PROMOVE PROJETO DE LITERACIA EM SAÚDE NO DISTRITO DE BRAGANÇA