Durante quatro dias, Chaves recuou mais de dois mil anos até ao tempo do imperador romano Tito Flávio Vespasiano, transformando-se em Aquae Flaviae para acolher a 11.ª edição da Festa dos Povos, que encerrou este domingo.

O evento, considerado uma das maiores recriações históricas do país, atraiu mais de 100 mil visitantes, que mergulharam no espírito romano através de cerca de 200 figurantes e mercadores e de um programa recheado de animação.

Entre os destaques estiveram os combates de gladiadores, recriações históricas e mitológicas, música, dança, cortejos, simulações bélicas, jogos tradicionais e oficinas que deram a conhecer saberes ancestrais. As crianças tiveram também um espaço especial, com atividades lúdicas e teatro infantil.

Este ano, a Festa deu ênfase ao património local, com visitas guiadas e conferências no Museu das Termas Romanas, reforçando o papel central destas termas medicinais na vida social, cultural e estratégica da antiga Aquae Flaviae.

Figurantes, visitantes locais e turistas nacionais e estrangeiros juntaram-se à recriação vestidos a rigor, transformando as ruas da cidade num autêntico cenário romano.

Ao longo da última década, a Festa dos Povos consolidou-se como um evento cultural e turístico de referência, não só para a região de Trás-os-Montes, mas também para o país, ao celebrar a história, valorizar o património e criar memórias vivas que regressam todos os anos a Chaves.

A Redação,
Fotos: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
IMG_9798
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Artigo anteriorCENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE VILA POUCA DE AGUIAR PROMOVE DESCOBERTA DA LAGOA DO ALVÃO
Próximo artigoASAE DESMANTELA CASINOS CLANDESTINOS NO NORTE: VILA REAL ENTRE OS DISTRITOS MAIS VISADOS