A SAD do Desportivo de Chaves entrou oficialmente numa nova fase, após a concretização da venda da maioria do capital social a investidores estrangeiros. O grupo mexicano Clase Azul assegurou 70% das ações, num negócio avaliado em mais de 8 milhões de euros, com possibilidade de aumentar a sua participação até 80% até 2028.
Francisco José Carvalho, até aqui acionista maioritário, mantém 20% da sociedade e assegurou direitos financeiros relacionados com futuras receitas provenientes da transferência de jogadores e do processo ainda em aberto sobre o licenciamento do Vitória de Setúbal na época 2019/20. O clube conserva os 10% que já lhe pertenciam. Carvalho continuará a integrar a administração da SAD, que passa a contar também com quatro representantes indicados pelos novos donos e com Liliana Carvalho, em nome do clube.
O novo presidente da SAD flaviense é Dante Elizalde, que será apresentado hoje, ao meio-dia, em conferência de imprensa.

Investimento no estádio

Um dos compromissos assumidos pelos investidores passa pela remodelação do Estádio Eng.º Manuel Branco Teixeira. Está previsto um investimento de até 4 milhões de euros para erguer uma nova bancada central coberta, substituindo a atual. A obra ficará dependente do regresso do clube à I Liga e da formalização da concessão do recinto ao clube por um prazo mínimo de 50 anos, acordo que será negociado com a autarquia.
Num horizonte de 18 meses, deverá estar concluído o projeto de arquitetura. Paralelamente, será solicitado ao município a cedência de terrenos adjacentes ao estádio, onde se pretende construir um novo complexo desportivo e mais um campo de treinos.

Garantias e salvaguardas

O contrato de venda inclui cláusulas de proteção para os acionistas. Caso surja no futuro uma proposta de alienação de capital, clube, ex-presidente e investidores terão direito de preferência. Ficou ainda estabelecido que, até à época 2030/31, não será necessária aprovação de orçamentos em Assembleia Geral se os valores não ultrapassarem os 8 milhões de euros em temporadas na II Liga ou os 12 milhões quando o clube competir na I Liga.
Está também prevista uma indemnização de 2 milhões de euros, acrescida de eventuais danos, caso alguma das partes incumprida o acordo estabelecido.

A Redação,
Foto: DR

banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorATLETAS DO GD CHAVES VISITARAM, ESTA QUINTA FEIRA, CENTRO ESCOLAR DE SANTA CRUZ/TRINDADE.