No próximo dia 23 de março, sábado, entre as 20h30 e as 21h30, o município de Chaves vai desligar a iluminação de vários espaços públicos da cidade e apela a que os restantes municípios adiram à mesma iniciativa. Chama-se “Hora do Planeta” e é uma ação pela defesa do ambiente e combate às alterações climáticas.

Chaves faz parte dos já 88 municípios portugueses que integram a “Hora do Planeta”, iniciativa que tem sido promovida desde 2007 pela organização WWF – World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza), com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de combater as alterações climáticas decorrentes do uso excessivo de recursos.

A “Hora do Planeta” é uma ação simbólica que convida todos os cidadãos, empresas, governos e comunidades para a necessidade de alterar comportamentos que potenciem a diminuição da utilização da eletricidade, bem como, o incremento da utilização de fontes de energia renováveis e sustentáveis.

Assim sendo, sábado o município vai desligar a iluminação exterior do Edifício da Câmara Municipal, o Edifício dos Paços dos Duques de Bragança, a Torre de Menagem, o Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, a Biblioteca Municipal, a Ponte Romana de Trajano, O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, o Museu das Termas Romanas e o Jardim do Terreiro de Cavalaria.

Ano após ano, a Hora do Planeta tem vindo a crescer para se tornar num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas, em 192 países e territórios a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

A Maior Hora pelo planeta torna-se um momento precioso de união, de consciência e reflexão, mas, sobretudo, de ação, lembrando ao mundo que a sobrevivência depende da boa saúde desta casa comum, e que todos podemos – e devemos – desempenhar um papel na sua proteção.

Jornalista: Lara Torrado

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n