Natural de Vale de Prados, no concelho de Macedo de Cavaleiros, a chef transmontana Justa Nobre tem levado a todo o país o projeto “A Chef vai à Escola”, que já impactou mais de 10 mil alunos no ano letivo 2025/2026, ainda em curso.

A iniciativa, promovida pela Eurest Portugal através da marca Scolarest, percorre escolas de norte a sul com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis, reforçar a educação alimentar e valorizar a gastronomia portuguesa junto de crianças e jovens, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

Ao longo das diversas ações realizadas em estabelecimentos de ensino, o projeto procura transformar a alimentação escolar num momento de aprendizagem e descoberta, assente nos princípios de “Sabor, Saber e Viver”, promovendo também a sustentabilidade e o consumo consciente.

A organização destaca que já participaram mais de 10 mil alunos, envolvendo igualmente professores, assistentes operacionais e comunidades educativas, num esforço conjunto de aproximação entre a escola e a alimentação equilibrada.

Para Justa Nobre, a cozinha em contexto escolar tem uma forte dimensão pedagógica, sublinhando que “a alimentação escolar é um ato diário de educar, cuidar e criar memórias”, defendendo a introdução de novos alimentos de forma equilibrada e respeitando as referências familiares dos alunos.

O projeto “A Chef vai à Escola” afirma-se assim como uma iniciativa de alcance nacional, com forte impacto na promoção de estilos de vida mais saudáveis e na sensibilização das gerações mais jovens para a importância de uma alimentação equilibrada e sustentável.

Jornalista: Vitória Botelho

foto: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorELEIÇÕES NA ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DE BRAGANÇA SUSCITAM CONTROVÉRSIA E PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO
Próximo artigoIP, GNR E IMT LANÇAM AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A SEGURANÇA EM PASSAGENS DE NÍVEL