Uma comitiva de dez Caretos de Podence levou a tradição transmontana à Exposição Mundial de Osaka entre dia 20 e 27 de maio.
De 20 a 27 de maio, os Caretos de Podence representaram Portugal na Exposição Mundial de Osaka, no Japão, promovendo uma das tradições mais emblemáticas do Entrudo Chocalheiro português.
A comitiva, composta por 10 elementos, trata-se de um grupo de “jovens homens que envergam fatos coloridos e que transmitem muita alegria e muita vivacidade na componente cénica que os Caretos têm ao chocalhar todas as mulheres”, referiu António Carneiro, Presidente da Associação de Caretos de Podence.
A atuação dos Caretos na Expo Osaka foi motivo de grande orgulho por todos os envolvidos. Para os representantes da tradição de Podence, esta foi uma oportunidade única de mostrar ao mundo uma das expressões mais genuínas do património cultural português.
“É um grande orgulho para os Caretos de Podence representarem Portugal, é algo indescritível. Esta presença, a milhares de quilômetros, levou alegria e portugalidade, tornando-se hoje uma referência a nível mundial”, salientou.
Reconhecidos como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2019, os Caretos de Podence continuam a afirmar-se como um símbolo vivo da identidade portuguesa. A tradição que, todos os anos, atrai milhares de visitantes a Trás-os-Montes durante o Carnaval, tem hoje uma presença global, com os Caretos a levarem a cultura popular transmontana além-fronteiras.