As novas licenciaturas estreiam-se já no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). Com estas novas ofertas, são 37 as opções de primeiro ciclo disponíveis na academia transmontana.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem duas novas licenciaturas, Ciências Biomédicas e Cultura e Transformação Digital. “É mais um passo na reestruturação da oferta formativa da UTAD de acordo com o plano estratégico aprovado para o mandato 2021-25”, refere o reitor Emídio Gomes, citado em comunicado de imprensa.

A nova licenciatura em Ciências Biomédicas vem consolidar a aposta da UTAD no conceito “Uma Só Saúde”. Com um plano de estudos assente nas várias subáreas da Biologia, da Bioquímica e das Ciências da Vida (como a Genética, a Microbiologia, a Imunologia, a Embriologia, a Histologia, a Anatomia e a Fisiologia, entre outras), os futuros estudantes vão ser capazes de responder aos principais desafios científico-tecnológicos numa perspetiva holística “molécula-célula-sistema-organismo”, abarcando as diferentes etapas da prevenção da saúde, à deteção de patologias e respetivo tratamento. Este curso oferece ainda uma componente prática que permitirá contactar com a investigação mais recente nas Ciências Biomédicas.

Segundo a UTAD, Cultura e Transformação Digital é a licenciatura que se propõe capacitar os futuros estudantes para a utilização da realidade virtual e das ferramentas digitais como forma de promoção e divulgação dos bens culturais, nomeadamente no âmbito do património. Assegurar a gestão, a preservação, o arquivo e a divulgação de diferentes acervos documentais e criar diferentes conteúdos para a implementação digital em ambientes culturais e patrimoniais são outros dos desafios desta nova oferta da UTAD.

Com a duração de três anos, estes novos cursos vão estar disponíveis já na primeira fase de acesso do CNAES, cujas candidaturas decorrem de 24 de julho a 7 de agosto.

Slider