O Clube Escape Livre inaugurou, ontem, dia 23 de novembro, uma rota turística através da Estrada Nacional 221 (EN 221) que liga as cidades de Miranda do Douro e da Guarda e que atravessa seis concelhos do Douro Superior e da Beira Interior.

“A ideia desta rota passa por unir estes seis concelhos ao nível das suas tradições culturais ou dos seus monumentos e dar a conhecer todo o seu potencial paisagístico, já que ao longo deste percurso existe uma excelente rota de miradouros, principalmente, no troço de estrada que serpenteia do rio Douro”, explicou à Lusa Luís Coelho, diretor criativo do Clube Escape Livre.

Outro dos objetivos desta nova rota turística da EN 211 passa por promover o potencial gastronómico dos seis concelhos que constituem este percurso que une dois territórios com “características singulares”.

“Todas as informações para quem pretenda percorrer a rota turística da EN 221 estão disponíveis no sítio www.escapelivre.com, e quem o entender poderá descarregar os mapas dos percursos nos telemóveis para seguir a rota do princípio ao fim”, explicou o responsável pelo clube automóvel, em declarações à Lusa. 

A rota turística abrange os municípios de Miranda do Douro [onde fica o marco do quilómetro 0], Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Guarda, no distrito da Guarda, com uma extensão de cerca de 184 quilómetros.

Na cerimónia de abertura desta rota marcaram presença os responsáveis autárquicos dos seis concelhos que fazem parte da Rota da EN 221, que destacaram por unanimidade as belezas naturais e o potencial turístico de todo o percurso.

O Município de Miranda do Douro realçou que esta é uma rota com “184 quilómetros de aventura, cultura, história, miradouros e sabores tradicionais que ligam 6 municípios, e 3 regiões vitivinícolas.”

Por: Lusa

Slider