No seguimento de uma reunião realizada esta quarta-feira, dia 03 de dezembro, entre os comerciantes do concelho e a Câmara Municipal de Lamego, foi dado o primeiro passo para a constituição formal da futura Associação Comercial de Lamego.
O desafio para a criação desta organização foi lançado pelo Presidente do Município, Francisco Lopes, e pelo Vice-Presidente Hugo Maravilha, com o objetivo de promover o desenvolvimento económico e social, assim como colaborar na realização de eventos, feiras e outras iniciativas locais.
Um grupo de comerciantes de diversos setores voluntariou-se para integrar, numa primeira fase, uma comissão instaladora, que servirá como interlocutor credível junto das instituições. Satisfeito com a adesão dos empresários, Francisco Lopes destacou que coloca “muita esperança neste movimento”, referindo ainda que, “a nova organização institucional, com órgãos sociais eleitos e escrutinados pelos associados, poderá ser um motor do dinamismo local e um parceiro relevante do Município de Lamego”. Esta associação também terá um papel estratégico na candidatura a fundos públicos e privados.
O encontro, que decorreu no Centro Multiusos, contou com uma grande participação e permitiu ouvir as preocupações dos empresários, alinhar estratégias para dinamizar o comércio local e articular a sua participação nos eventos municipais. Entre os pedidos dos comerciantes estiveram mais incentivos para atrair visitantes, a revitalização do Mercado Municipal e a reorganização da Feira Semanal.
Francisco Lopes, conclui dizendo que, “a vocação de Lamego é ser uma cidade de comércio e serviços, com outras componentes associadas, como a agricultura e a indústria transformadora. Queremos recuperar a atratividade local com novas dinâmicas e eventos”.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Lamego






















