A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR) de Ribeira de Pena reuniu-se no passado dia 15 de dezembro, na Casa da Cultura – Museu Escola, para analisar e deliberar matérias estratégicas no âmbito da prevenção e gestão dos incêndios rurais no concelho.
A sessão foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Carlos Rosa, e teve como principal ponto da ordem de trabalhos a recalendarização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), medida que vigorará até à aprovação do respetivo Programa Municipal de Execução.
No decurso da reunião, os membros da comissão debateram igualmente diversas questões relacionadas com a prevenção estrutural, com destaque para a manutenção da rede viária florestal e a implementação de ações de fogo controlado, consideradas fundamentais para a redução do risco de incêndio e para a proteção das pessoas, bens e ecossistemas.
Estiveram representadas na reunião várias entidades com responsabilidades diretas na área da proteção civil e da gestão florestal, nomeadamente o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena e de Cerva, os Conselhos Diretivos dos Baldios de Alvadia, Melhe e Seirós, bem como as Juntas de Freguesia de Santa Marinha, Canedo, Cerva e Limões, Alvadia e Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega.
Marcaram ainda presença o Comando Sub-Regional de Emergência de Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) e a empresa Ascendi.
A reunião reforçou a importância da articulação entre as diferentes entidades locais e regionais na definição de estratégias eficazes de prevenção e mitigação do risco de incêndios rurais no concelho de Ribeira de Pena.
A Redação
Fotos: DR



















