Artigo patrocinado 

Já é bem conhecido o impacto que os pagamentos contactless estão a ter na faturação dos negócios portugueses, mas sabia que este tipo de pagamentos também está a contribuir para uma verdadeira revolução na mobilidade urbana?

É verdade, depois de, segundo a solução de conhecimento REDUNIQ Insights, em 2022 os pagamentos contactless terem constituído um peso de 56% na faturação dos negócios portugueses, esta tecnologia de pagamentos está a contribuir para que a mobilidade urbana se faça com maior rapidez e simplicidade através da instalação de terminais de pagamento que aceitam transações através de meios de pagamento sem contato.

Um belo exemplo daquilo que tem sido feito neste sentido é a parceria entre a REDUNIQ, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de pagamento, e os TIP (Transportes Intermodais do Porto), nomeadamente o Metro do Porto e os STCP (Sociedade Transportes Coletivos do Porto).

No âmbito desta parceria, que inclui ainda a VISA, a partir de julho de 2021, os utentes da Linha Violeta (E) do Metro do Porto, que serve o Aeroporto Sá Carneiro, e os da linha 500 da STCP passaram a poder pagar as suas viagens com cartões e smartphones contactless em validadores/terminais de pagamento (TPA) apetrechados para o efeito.

Isto significa que o dinheiro físico pode passar a ficar no bolso dos utentes, já que estes, através da simples aproximação do seu cartão de débito, crédito, cartão pré-pago ou dispositivo de pagamento ‘contactless’ nos validadores com o símbolo respetivo, podem adquirir títulos de transporte.

Na prática, o utente Metro ou dos STCP das linhas visadas que pretende adquirir ou recarregar o seu Andante (título de transporte universal dos TIP), só tem de aproximar o seu cartão ou smartphone do validador.

Este que é o primeiro sistema de pagamentos contactless em transportes públicos do país é uma tecnologia promissora, já existindo projetos para a sua inclusão em vários concelhos de todo o país.

REDUNIQ contribui para a mobilidade urbana

Como vimos, não só este projeto de mobilidade urbana, como também o aumento da faturação dos negócios portugueses, tem um dedo da REDUNIQ, uma marca da UNICRE que tem sido pioneira no desenvolvimento e instalação de terminais de pagamento contactless em todo o país que facilitam a vida aos consumidores e beneficiam o setor da Mobilidade, Retalho, Hotelaria e Restauração.

O desenvolvimento desta iniciativa contactless no Metro e SCTP segue o mesmo modelo de outros terminais que a marca desenvolveu para o Retalho, como é o caso do REDUNIQ Easy, REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft, este último um terminal que é, no mínimo, uma verdadeira pedrada no charco no que toca à tecnologia de pagamentos.

Começando pelo terminal REDUNIQ Easy, este TPA foi criado a pensar nos negócios que façam poucas transações permitindo que estes, sem período de fidelização ou receita mínima, aceitem pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, contactless e MB WAY.

Já no caso do REDUNIQ Smart com tecnologia contactless NFC (Near Field Communication) integrada, este terminal traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais, como é o caso da app certificada omeutáxi, que providencia aos taxistas e aos seus clientes um método mais simples, seguro e rápido de realizar transações.

Esta app certificada pela Autoridade Tributária, uma das muitas que pode instalar neste terminal, foi criada a pensar nos motoristas de táxis e na necessária adaptação dos seus serviços à entrada em vigor da faturação electrónica obrigatória, e vem permitir a emissão de faturas mesmo sem acesso à Internet, a gestão de toda a frota a partir do mesmo terminal, a possibilidade de ajustar a taxa de IVA a ser utilizada (e os valores dos suplementos) e a sincronização dos dados da empresa, dos clientes, dos produtos e dos documentos de faturação (estes dados são enviados para o portal iGest).

Por último, temos o verdadeiramente revolucionário REDUNIQ Soft uma solução de pagamento NFC Android que lhe permite receber pagamentos por smartphone de forma simples e rápida por QR Code, NFC ou Contactless onde e quando quiser sem precisar de um TPA físico através da instalação da App REDUNIQ Soft no seu smartphone que, na prática, funcionará como um terminal contactless.

Photo by Pavel Danilyuk | Pexels

Slider