Segundo o comunicado da Câmara Municipal de Vila Real, em janeiro de 2020, na sequência do início das obras de reabilitação da Avenida Carvalho Araújo, um cidadão insultou e ameaçou o Presidente do Município, Rui Santos, nas redes sociais e foi agora condenado por dois crimes.

“Numa sequência de comentários públicos foram escritos insultos pessoais a Rui Santos para além de ameaças contra a sua vida e de referências à sua família”, pode ler-se.

A autarquia esclarece que “o Presidente do Município decidiu processar judicialmente o autor dos insultos e ameaças, considerando inaceitável ser vítima dos mesmos pelo desempenho das suas funções públicas”, e que terminou, agora, com a condenação do acusado por “crime de difamação com publicidade agravado” e “um crime de ameaça agravado”.

“A condenação, implicará o pagamento de uma multa, para além de uma indemnização ao visado pelas ameaças e insultos”, acrescenta.

O Município alerta para a gravidade deste tipo de crimes dizendo que “as ameaças e insultos não podem tornar-se uma forma normal de intervenção cívica, nem podem ser tolerados numa sociedade equilibrada”, e apela todos os cidadãos a que “intervenham na vida comunitária e política de uma maneira correta e informada, evitando a repetição deste tipo de situações.”

Jornalista: Sara Teixeira

Foto: Rui Ferreira/Global Imagens

Slider