O Conselho Estratégico da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) reuniu esta terça-feira, em Lisboa, para discutir assuntos estruturantes para o futuro da instituição, naquele que foi um dos encontros mais relevantes desde a criação deste órgão consultivo no último Congresso da União das Misericórdias Portuguesas.
O principal ponto da agenda foi a análise da proposta de criação de uma Fundação destinada a gerir os equipamentos atualmente pertencentes à União, uma medida que poderá representar uma reconfiguração significativa na gestão patrimonial e operacional da instituição. A proposta será agora apresentada e apreciada na Assembleia Geral da UMP, marcada para o próximo dia 13 de dezembro, em Fátima.
Durante a reunião, onde também Altamiro Claro, da Misericórdia de Valpaços, esteve presente, foram ainda debatidas diversas questões consideradas prioritárias para o setor, nomeadamente desafios emergentes nas áreas da Saúde e da Ação Social, duas valências centrais na missão das Misericórdias em todo o país.
A UMP continua, assim, a aprofundar o trabalho estratégico que orientará a sustentabilidade e capacidade de resposta das Misericórdias portuguesas nos próximos anos.
A Redação,
Fotos: DR





















