No âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) haverá um controlo documental nas fronteiras aéreas, marítimas e terrestres e entrou hoje em vigor.

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), vai ser feito de forma seletiva e direcionado com base em informações e análise de risco.

A reposição de controlos documentais nas fronteiras permanecerá ativa até às 00h00 de 7 de agosto. Segundo o Governo, acontece “a título excecional de forma a acautelar eventuais ameaças à ordem pública e à segurança interna”.

A JMJ acontece em Lisboa entre 1 e 6 de agosto, contará com a presença do Papa Francisco, e a segurança estará a cargo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com a assistência da Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR), além da eventual colaboração de autoridades de outros países.

Lisboa vai ter um reforço policial mas o Governo garante que, durante os dias do evento, não haverá menos segurança nas outras regiões do país.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, alega que o reforço será feito com agentes que estariam de férias. Sendo que não haverá mobilização de polícias de Bragança, Aveiro e Faro, visto que estas cidades também têm eventos especiais, que exigem uma segurança reforçada.

Recorde-se que este procedimento nas fronteiras foi também adotado no contexto da anterior visita do Papa Francisco a Portugal, no ano de 2017.

Jornalista: Rita Teixeira 

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n