O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) promoveu um evento internacional em Bragança para fortalecer a cooperação científica, tecnológica, académica e empresarial entre Portugal e o Brasil, especialmente com o Estado do Paraná. A iniciativa “Conectar os Ecossistemas de Inovação do Norte de Portugal e do Paraná” reuniu reitores, autoridades governamentais e entidades de financiamento da ciência e inovação, destacando oportunidades no contexto do acordo União Europeia – MERCOSUL.

As delegações brasileiras visitaram o IPB e conheceram o ecossistema de inovação da instituição, incluindo o Centro de Investigação de Montanha (CIMO), o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT-IPB) e o Brigantia-EcoPark, espaço estratégico de cooperação empresarial.

O encontro incluiu duas mesas-redondas com participação de dirigentes académicos e governamentais, abordando a cooperação científica e o programa de dupla diplomação “Ganhando o Mundo da Ciência”. Durante o evento, foram assinados acordos de dupla diplomação e lançados novos editais de mobilidade internacional entre o IPB e universidades paranaenses, com o apoio da Fundação Araucária.

Entre as novidades, destacam-se os protocolos de mobilidade empresarial, permitindo que start-ups e empresas tecnológicas de ambos os países se instalem em parques científicos e tecnológicos, fomentando inovação e internacionalização. O IPB, com histórico de cooperação desde 2014 com a UTFPR, já envolveu mais de 1.000 estudantes e resultou em mais de 500 publicações internacionais, consolidando-se como elo estratégico entre ecossistemas de inovação europeus e latino-americanos.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorUTAD ACOLHE 24 ALUNOS INTERNACIONAIS DE 16 PAÍSES NO MESTRADO EUROPEU SUSTAGRI
Próximo artigoMUITA CHUVA, POUCO PÚBLICO E SEM GOLOS