O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) promoveu um evento internacional em Bragança para fortalecer a cooperação científica, tecnológica, académica e empresarial entre Portugal e o Brasil, especialmente com o Estado do Paraná. A iniciativa “Conectar os Ecossistemas de Inovação do Norte de Portugal e do Paraná” reuniu reitores, autoridades governamentais e entidades de financiamento da ciência e inovação, destacando oportunidades no contexto do acordo União Europeia – MERCOSUL.
As delegações brasileiras visitaram o IPB e conheceram o ecossistema de inovação da instituição, incluindo o Centro de Investigação de Montanha (CIMO), o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT-IPB) e o Brigantia-EcoPark, espaço estratégico de cooperação empresarial.
O encontro incluiu duas mesas-redondas com participação de dirigentes académicos e governamentais, abordando a cooperação científica e o programa de dupla diplomação “Ganhando o Mundo da Ciência”. Durante o evento, foram assinados acordos de dupla diplomação e lançados novos editais de mobilidade internacional entre o IPB e universidades paranaenses, com o apoio da Fundação Araucária.
Entre as novidades, destacam-se os protocolos de mobilidade empresarial, permitindo que start-ups e empresas tecnológicas de ambos os países se instalem em parques científicos e tecnológicos, fomentando inovação e internacionalização. O IPB, com histórico de cooperação desde 2014 com a UTFPR, já envolveu mais de 1.000 estudantes e resultou em mais de 500 publicações internacionais, consolidando-se como elo estratégico entre ecossistemas de inovação europeus e latino-americanos.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















