No próximo domingo, dia 24 de agosto, Lamego volta a ser palco de um dos momentos mais emblemáticos das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios: o tradicional Cortejo Etnográfico. Organizado pelo Município de Lamego em colaboração com o Rancho Regional de Fafel, o evento promete celebrar a riqueza cultural e etnográfica da região, através de um desfile que envolve mais de 500 figurantes e 17 carros alegóricos temáticos, três deles puxados por juntas de bois.
Este ano, o cortejo adota o tema “Da Serra ao Douro”, destacando cenas do quotidiano rural e atividades ancestrais, como o Ciclo dos Cereais, da Lã e do Linho, além de profissões antigas, a produção de vinho e azeite, casamentos tradicionais, romarias e até os icónicos Caretos de Lazarim. Uma das novidades desta edição será a inclusão de um rebanho, que promete reforçar a autenticidade da recriação histórica.
Cerca de 20 grupos e ranchos folclóricos oriundos de várias localidades do Douro animarão o percurso com músicas, danças populares e o vibrar dos bombos em despique, criando uma atmosfera festiva e profundamente enraizada na identidade local.
O desfile começa às 16h00 e percorre várias artérias da cidade: Avenida Padre Alfredo Pinto Teixeira, Avenida 5 de Outubro, Avenida Visconde Guedes Teixeira (em frente à ESTGL), Largo de Camões e Rua Regimento de Infantaria nº 9. O público é convidado a assistir a este “museu vivo”, onde poderá ver de perto trajes típicos como as tradicionais crossas e capuchas, assim como diversos utensílios ligados à vida agrícola.
O Cortejo Etnográfico é, assim, mais do que um espetáculo visual, é uma homenagem sentida às gentes, saberes e costumes que moldaram a história da região duriense.
Jornalista: Vitória Botelho