O coordenador da ‘task force’ para a vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, disse hoje que, no dia 8 de agosto, 70% da população terá pelo menos uma dose da vacina.

De acordo com a Lusa, o vice-almirante Gouveia e Melo esteve hoje presente em Leiria, como orador convidado da sessão solene do Dia do Município, onde afirmou “se tudo correr bem, se as vacinas chegarem, tivermos as vacinas que pensamos ter disponibilizadas, no dia 08 de agosto teremos 70% da população com pelo menos uma dose”.

Questionado sobre se, nessa data, é atingida a imunidade de grupo, o responsável notou que esta questão é uma discussão ainda científica.

Relativamente à imunidade de grupo, explicou que atualmente “não se sabe neste vírus se a pessoa que está imunizada pode ou não ser transportadora do vírus. Se não for transportadora do vírus, significa que atingimos a imunidade de grupo e o vírus começa a morrer na comunidade”.

O primeiro objetivo agora é que 70% da população esteja vacinada com a primeira dose em 08 de agosto e avançando, posteriormente, para os 90% da população. Para atingir a primeira meta traçada o coordenador da ‘task force’ informou que “as vacinas contratadas e que, em princípio, estão acordadas chegar, são suficientes para atingir esse objetivo”.

Mas alertou que “já fomos defraudados antes e, portanto, eu nunca quero garantir nada escrito na pedra, porque é uma variável exógena, não depende do país”, explicou.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Mário Cruz / Lusa

Slider