Aguieiras tem menos uma paciente com a doença ativa. O concelho de Mirandela tem agora 13 infetados.

Na última noite, foram conhecidos os dados atualizados da pandemia, o que já não acontecia desde a passada sexta-feira, altura em que testou positivo uma professora da escola básica do Convento, em Mirandela.

Desde então, o concelho mirandelense não teve mais casos positivos, incluindo os contactos diretos da docente que testaram negativo.

Segundo o relatório das autoridades de saúde do distrito de Bragança, nas últimas 72 horas, registaram-se 21 novos casos de infeção: Bragança, com sete novos casos, foi o concelho que teve o maior aumento (4 na União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, 2 em Gimonde e 1 em Nogueira).

A seguir vem o concelho de Freixo de Espada à Cinta, que nos últimos três dias registou 5 novos casos de infeção, todos em Poiares. Já o concelho de Vimioso teve 4 casos positivos, 3 deles em Carção. 

Os concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro, registaram mais 2 casos cada, sendo que em Mogadouro, um dos novos casos foi detetado em Bemposta.

Nas últimas 72 horas, também o concelho de Vinhais tem mais uma pessoa infetada.

Em sentido contrário, recuperaram 14 pacientes no distrito. Seis deles no concelho de Macedo de Cavaleiros, quatro em Mogadouro, dois em Vimioso, um em Torre de Moncorvo e outro em Mirandela, neste caso uma mulher da freguesia de Aguieiras, onde uma criança de 7 anos, que ainda está com a doença ativa, viu o seu estado de saúde piorar, tendo sido transferido para uma unidade hospitalar do Porto, em estado grave, com outras patologias associadas.

Assim, desde o início da pandemia, a 14 de março, o distrito de Bragança já acumula 691 casos confirmados. Recuperaram 472 pacientes e morreram 28 pessoas.

Contas feitas, restam ainda 191 casos ativos da doença. Vimioso tem 57 pessoas por recuperar, seguindo-se Bragança, com 46. Macedo de Cavaleiros tem 23 casos enquanto Freixo chegou aos 20, todos em Poiares.

O concelho de Mirandela tem agora 13 infetados, 12 deles em Aguieiras. Vinhais tem 8, Moncorvo ainda tem 6 pacientes por curar. Mogadouro tem 5. Miranda do Douro regista 4 casos. Vila Flor e Carrazeda de Ansiães têm 2.

Alfândega da Fé mantém-se como o único concelho sem casos ativos no distrito de Bragança.

Há, ainda, 5 casos importados. 2 de Lisboa, 2 da Póvoa de Lanhoso e 1 de Madrid (Espanha).

Por último, diga-se que as autoridades de saúde ainda têm sob vigilância ativa mais de 800 pessoas, que de alguma forma estiveram em contacto com pessoas infetadas.

Jornalista: Fernando Pires

Slider