O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou que Espanha vai corrigir hoje a norma que obrigava a apresentação de prova de vacinação contra a covid-19 ou teste negativo nas fronteiras terrestres com Portugal.

O Jornal de Notícias noticiou ontem que, quem entrasse em Espanha, a partir desta segunda-feira, por alguma fronteira terrestre sem um teste negativo, sem vacina ou sem provas de que já recuperou da covid-19 arriscava-se a pagar uma coima de até três mil euros. Mas o ministro dos Negócios Estrangeiros, já afirmou que o país vizinho vai corrigir a norma.

“Tivemos contactos muito intensos a todos os níveis com o governo espanhol durante a tarde e a noite de ontem [segunda-feira] e ainda durante a noite de ontem recebemos a confirmação por parte das autoridades espanholas que, de facto, se tratava de um lapso que iria ser corrigido hoje e, portanto, é isso que vai acontecer”, disse Augusto Santos Silva, em declarações à agência Lusa.

Segundo a Lusa, o governante explicou que se tratou de uma resolução de um serviço técnico da Direção-Geral da Saúde de Espanha que “não teve em conta, involuntariamente, o facto de a gestão de uma fronteira não ser apenas responsabilidade das autoridades sanitárias, mas também das autoridades políticas e administrativas, designadamente dos ministérios da Administração Interna respetivos”.

“O que é decisivo aqui é que, em primeiro lugar, continua a nossa muito boa prática de gestão conjunta e coordenada da fronteira comum e, portanto, as decisões que são tomadas sobre a fronteira comum são tomadas coordenadamente entre os dois governos)”, explicou o ministro.

Augusto Santos Silva acrescentou, ainda que, ”a circulação terrestre entre Portugal e Espanha continuará facilitada visto que a situação epidemiológica assim o permite, não sendo exigido a cada um dos cidadãos de ambos os países que circulam na respetiva fronteira a apresentação de teste negativo”.

O ministro relembrou ainda que já houve alturas mais críticas em que a fronteira chegou a estar fechada, mas quando isso aconteceu foi porque os dois governos assim o entenderam.

LUSA

IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorDISTRITO DE BRAGANÇA TEM 20 CASOS AINDA ATIVOS DE COVID-19
Próximo artigoJOSÉ SILVANO VAI A JULGAMENTO PELAS ALEGADAS FALSAS PRESENÇAS NO PARLAMENTO