Um homem na casa dos 80 anos de idade, natural de Lagoa, no concelho de Macedo de Cavaleiros, e uma profissional de saúde, de 58 anos, de Bragança, são os dois últimos casos positivos infetados pelo novo coronavírus, a Covid 19, no distrito de Bragança, confirmaram, esta tarde, as autoridades de saúde.
Sendo assim, passam a ser 10 infetados no distrito de Bragança. Estes casos, confirmados, este sábado, estão ligados, ainda que indiretamente, a outros dois que já tiveram resultados positivos nos testes efetuados à Covid 19.
A profissional de saúde de Bragança terá a ver com os contactos do homem de 72 anos que está internado no hospital de São João no Porto, enquanto o aposentado de Lagoa, será um dos contactos relacionados com o emigrante de 66 anos, natural da mesma aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros e que está, desde ontem, na Unidade do Doente Crítico do Hospital de Bragança, depois de ter sido transferido do hospital de Mirandela, devido ao agravamento do seu estado de saúde.
Atualmente, no distrito de Bragança, estão confirmadas dez pessoas infetadas pela Covid 19. Seis registados em Bragança, dois em Mirandela e dois em Macedo de Cavaleiros, ambos registados na aldeia de Lagoa.
Dois dez casos, dois estão internados, com sintomas graves, enquanto os restantes oito estão em tratamento domiciliário, a serem monitorizados pelas autoridades de saúde, dado que apenas apresentam sintomas moderados.
Sob vigilância das autoridades estão dezenas de pessoas que pertencem às redes de contactos dos infetados.
Tendo em conta o período de incubação (14 dias) do novo coronavírus que provoca a Covid-19, as autoridades de saúde esperam mais casos positivos nos próximos dias, pelo que se apela à calma e ao cumprimento das restrições de circulação.
Jornalista: Fernando Pires
Slider