A vacinação contra a covid-19 no distrito de Bragança vai regressar, gradualmente, aos Centros de Saúde, já a partir do início do próximo mês de setembro. 

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anuncia que as suas equipas vão passar a vacinar nos Centros de Saúde, onde “estão reunidas todas as condições de segurança para dar continuidade ao processo de vacinação” e os 12 Centros de Vacinação do distrito de Bragança vão agora ser desativados.

Neste sentido, os Centros de Vacinação de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Torre de Moncorvo vão funcionar até ao final do mês de agosto. Em Vinhais, o Centro de Vacinação mantém-se em funcionamento até ao dia 08 de setembro. 

Nos restantes concelhos, nomeadamente Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor e Vimioso, continuam em funcionamento até ao dia 19 de setembro. A partir destas datas, a vacinação será assegurada nos Centros de Saúde, indica a ULS do Nordeste.

Segundo a mesma nota, foi registada uma taxa de cobertura vacinal global no distrito superior a 80% com pelo menos uma dose de vacina e superior a 70% com a vacinação completa. 

Desde o início do processo, as equipas da ULS do Nordeste já administraram 190. 825 vacinas contra a covid-19, das quais 106.630 correspondem a primeiras doses e 84.195 correspondem a segundas doses. A vacina contra a covid-19 é voluntária e a instrução de saúde revela que a taxa de recusa situasse nos 1,5%, com alguns utentes que inicialmente tinham recusado a vacina a optar recentemente pela vacinação.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider