Esta quarta-feira termina com números da pandemia que já não se viam há vários meses no distrito de Bragança.

O boletim das autoridades de saúde revela que, nas últimas 24 horas, 67 pessoas testaram positivo para a Covid-19, e 8 pacientes estão recuperados, o que significa que, de ontem para hoje, há mais 59 casos ativos, totalizando agora 295.

Segundo a Unidade Local de Saúde do Nordeste, há 5 pessoas internadas nas unidades hospitalares do distrito e as restantes 290 recuperam no domicílio. 4 estão em enfermaria e 1 em cuidados continuados.

Como o boletim não especifica onde aconteceram os casos recuperados, mas apenas o número de casos ainda ativos por concelho (o resultado do diferencial entre os novos casos e os recuperados), revelamos o número total de pessoas ainda infetadas por cada concelho e a diferença comparativamente ao número de casos ativos de ontem (terça-feira):

BRAGANÇA 97 (+40)

MIRANDELA 83 (+21)

MOGADOURO 56 (-1)

MIRANDA DO DOURO 17 (-2)

VILA FLOR 15 (+1)

VINHAIS 11 (IGUAL)

FREIXO DE ESPADA À CINTA 8 (IGUAL)

MACEDO DE CAVALEIROS 4 (IGUAL)

ALFÂNDEGA DA FÉ 2 (IGUAL)

VIMIOSO 1 (IGUAL)

CARRAZEDA DE ANSIÃES 1 (IGUAL)

TORRE DE MONCORVO 0 (IGUAL)

Esta quinta-feira é dia de análise semanal da incidência cumulativa a 14 dias ( de 8 a 21 de julho) e Mogadouro – que já estava em alerta – vai ultrapassar, pela segunda semana consecutiva, os 240 casos por 100 mil habitantes (talvez até ultrapasse os 480 por 100 mil) e com isso vai certamente recuar no desconfinamento.

Entretanto, pelas nossas contas, Mirandela, Bragança e Miranda do Douro vão também ultrapassar os 240 casos por cem mil habitantes, mas como é a primeira vez, ficam em situação de alerta durante uma semana, sem restrições. 

Mas, se voltarem a ultrapassar a linha vermelha na próxima quinta-feira também vão recuar no desconfinamento.

Apesar de ainda existirem algumas dúvidas quanto aos números de  outros concelhos, não está afastada a possibilidade de Vila Flor e Freixo de Espada à Cinta também integrarem a lista dos concelhos que ficam em alerta. 

Esta quinta-feira, após a reunião do Conselho de Ministros, ficam dissipadas todas as dúvidas com o anúncio dos números da incidência cumulativa a 14 dias nos concelhos de todo o país.

Jornalista: Fernando Pires 

Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorPROGRAMA PARA TRATAMENTO DE DOENTES COM DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS DO DISTRITO ESTÁ “NA GAVETA” HÁ ANO E MEIO
Próximo artigoDOS CARETOS AO AZIBO: PASSEIO PEDESTRE NOTURNO VAI ACONTECER DIA 22