A Caixa de Crédito Agrícola mantém balcão de Parada aberto, mas reduz atendimento presencial para dois dias por semana

A agência da Caixa de Crédito Agrícola situada na aldeia de Parada, no concelho de Bragança, não irá encerrar definitivamente, apesar da redução do atendimento presencial para apenas dois dias por semana. A garantia foi deixada pela administração da instituição bancária a autarcas locais, após uma reunião realizada para discutir o futuro do balcão.

Segundo o presidente da União das Freguesias de Parada e Faílde, Herve Gonçalo, a administração do banco assegurou que a medida não representa um encerramento, mas sim uma “racionalização de serviços”, justificada pelo reduzido número de movimentos bancários registados naquela agência. “Foi-nos transmitido que o balcão não vai fechar. O que está em causa é uma reorganização geral na Caixa Agrícola de Bragança, uma vez que Parada tem poucos movimentos, que podem ser assegurados por uma funcionária dois dias por semana”, afirmou o autarca.

De acordo com a informação prestada, o balcão deixou de funcionar diariamente no final de 2025 e passou, a partir de janeiro, a estar aberto apenas às terças e quintas-feiras, durante todo o dia, com interrupção para almoço.
A decisão motivou contestação por parte das juntas de freguesia e da população local, que promoveram um abaixo-assinado com “várias centenas” de assinaturas, entregue à administração do banco. No entanto, a iniciativa não foi suficiente para reverter a redução do horário. “Deram-nos como exemplo que existem cerca de 25 movimentos diários, o que consideram reduzido. Segundo a Caixa, estes números já justificariam o encerramento do balcão, mas optaram por mantê-lo aberto por uma questão de proximidade”, explicou Herve Gonçalo.
A instituição bancária apontou ainda o aumento das operações digitais como um fator determinante para a reorganização. Contudo, os autarcas alertam para a realidade demográfica da região. “Estamos a falar de uma população envelhecida, com baixas habilitações literárias e iliteracia informática. Para muitas pessoas, até utilizar o multibanco é difícil, quanto mais recorrer a serviços ‘online’. Por questões simples, continuam a precisar do banco”, sublinhou o presidente da União de Freguesias.

Fonte oficial da Caixa de Crédito Agrícola confirmou o ajuste do horário de atendimento presencial, enquadrando-o num plano de reorganização das agências da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro. A instituição garante que a medida será alvo de “monitorização contínua”, permitindo avaliar impactos e corrigir eventuais constrangimentos, de forma a salvaguardar os interesses dos clientes e da comunidade, bem como a coesão e o desenvolvimento do território.

A mesma fonte recorda que o grupo detém atualmente 616 agências de Crédito Agrícola Mútuo em todo o país, distribuídas por 67 Caixas, além de 764 caixas automáticas isoladas, muitas delas localizadas em zonas onde não existe oferta de outras instituições bancárias.

Edgar Pedreiro com Lusa

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorGRANDE NOITE DE STAND-UP COMEDY EM SANTA MARTA DE PENAGUIÃO COM ENTRADA GRATUITA
Próximo artigoLUÍS MARQUES MENDES PARTICIPA EM “CONVERSAS PRESIDENCIAIS” NA UTAD