A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) venceu, no passado dia 4 de dezembro, um dos três melhores exemplos internacionais de resposta à pandemia, na categoria “Medicina”. A candidatura foi realizada pelo presidente da delegação de Bragança, Duarte Soares.

O evento intitulado “We Are Together”, organizado pelas Nações Unidas, a Cruz Vermelha da Federação Russa e entre outros, decorreu de 1 a 5 de dezembro na cidade de Moscovo, na Rússia.

O prémio entregue à CVP só foi possível devido ao presidente da delegação de Bragança, Duarte Soares, que decidiu realizar a candidatura em nome da entidade nacional e em coordenação com o Departamento Internacional da CVP, onde “retratou o trabalho exemplar da Coordenação Nacional de Emergência na resposta a pandemia, em todo o território nacional”, explica a delegação brigantina em comunicado.

Segundo a nota, nos aspetos merecedores de destaque pelo júri internacional, encontra-se a “forte mobilização de colaboradores e voluntários”, assim como as “ações de angariação de fundos para a aquisição de equipamento médico, logístico e de proteção individual”.

A criação “de 40 postos fixos e 14 equipas móveis no país”, também foi valorizada assim como a construção do “site para marcação de testes ou a linha telefónica de resposta imediata”. A componente formativa dirigida à testagem, com mais de 900 colaboradores e voluntários incluídos foi igualmente aplaudida.

De referir que devido às limitações impostas pela pandemia, a participação decorreu online.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider