Mondim de Basto acolheu, esta sexta-feira, dia 05 de dezembro, no Auditório da Assembleia Municipal, a oitava e última sessão formativa do curso “Pastoreio Sustentável e Gestão da Paisagem”. A sessão de encerramento serviu para apresentar os resultados da Escola de Pastores, desenvolvida ao longo do último ano em vários pontos do concelho.
A iniciativa assinalou igualmente o Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores, que será celebrado em 2026, conforme declarado pelas Nações Unidas. O programa incluiu uma mesa redonda sobre o tema “O Modelo de Pastoreio Extensivo Clima + Positivo”, centrada no papel das pastagens na criação de ambientes mais sustentáveis.
O presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, acompanhou os trabalhos e destacou o envolvimento dos participantes, sublinhando “o empenhamento de pastores, agricultores e empresários locais nestas ações de capacitação”, que considera essenciais para valorizar as profissões, o território e o desenvolvimento do concelho.
O curso foi promovido pelo Município de Mondim de Basto, em parceria com a Associação Terra Maronesa – Comunidade Prática para o Desenvolvimento Sustentável, contando ainda com o apoio da Finerge.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Mondim de Basto






















