Mondim de Basto acolheu, esta sexta-feira, dia 05 de dezembro, no Auditório da Assembleia Municipal, a oitava e última sessão formativa do curso “Pastoreio Sustentável e Gestão da Paisagem”. A sessão de encerramento serviu para apresentar os resultados da Escola de Pastores, desenvolvida ao longo do último ano em vários pontos do concelho.

A iniciativa assinalou igualmente o Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores, que será celebrado em 2026, conforme declarado pelas Nações Unidas. O programa incluiu uma mesa redonda sobre o tema “O Modelo de Pastoreio Extensivo Clima + Positivo”, centrada no papel das pastagens na criação de ambientes mais sustentáveis.

O presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, acompanhou os trabalhos e destacou o envolvimento dos participantes, sublinhando “o empenhamento de pastores, agricultores e empresários locais nestas ações de capacitação”, que considera essenciais para valorizar as profissões, o território e o desenvolvimento do concelho.

O curso foi promovido pelo Município de Mondim de Basto, em parceria com a Associação Terra Maronesa – Comunidade Prática para o Desenvolvimento Sustentável, contando ainda com o apoio da Finerge.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Mondim de Basto

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorFESTIVAL DO OVO AGITA FIM DE SEMANA EM MIRANDA DO DOURO
Próximo artigoQUARTETO BAYAN DÁ CONCERTO DE NATAL NA IGREJA DAS CHAGAS