Alice Gaspar, natural de Pombal, Diego Rocha, do Algarve, Duarte Nascimento, de Aveiro, e Victória Costa, oriunda do Brasil, todos alunos da licenciatura em Design de Jogos Digitais da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (Esact) de Mirandela produziram a curta-metragem “Coexistência” que acabou de ser selecionada pelo Student World Impact Film Festival (SWIFF) 2023, na categoria de animação, que vai decorrer entre 18 e 25 deste mês.

Os estudantes confessam ter ficado surpreendidos com esta distinção. “Para ser sincera não estava nada à espera”, conta Alice. “Fizemos a inscrição em diversos festivais, mas este foi o primeiro a aceitar-nos, e fiquei bastante contente porque houve cerca de 13 mil metragens a inscreverem-se e ficamos entre as 3 mil escolhidas e ainda fomos nomeadas para um prémio de melhor animação, o que nos deixa muito orgulhosos porque acabamos por fazer este trabalho em apenas uma semana”, revela.

Quem recebeu a informação de que tinha sido selecionados foi o Duarte. “Contactei toda a gente e ficamos sem dormir durante a noite só a pensar nisso e ficamos super felizes”, confessa.

Esta curta-metragem nasceu no âmbito da 8.ª Semana Interdisciplinar da Licenciatura em Design de Jogos Digitais, com o tema Doppelgänger. “É uma espécie de sósia de uma pessoa, mas que não tem uma certa ligação biológica e muitas vezes é representado em filmes como o irmão maligno ou o gémeo maligno e quisemos pegar nesse conceito do conflito entre o bem e o mal interior, utilizando técnicas de animação frame by frame e rotoscopia”, explica Duarte Nascimento.

Agora, segue-se a participação no Student World Impact Film Festival, que decorre nos Estados Unidos, entre 18 e 25 de junho. Os alunos, que vão participar via online, entendem que esta seleção “já é uma vitória” e acreditam que pode ajudar no seu futuro profissional. “Penso que vai abrir-nos portas na nossa carreira de animadores”, diz Duarte. “Vai ser muito interessante, porque vamos poder visualizar curtas-metragens de todos os continentes e vamos perceber que, independentemente do país onde vivemos, existem sempre pessoas muito talentosas e estou bastante ansiosa por mostrar a nossa animação internacionalmente e acho que este festival vai ficar definitivamente na minha memória”, refere Alice.

As expetativas dos quatro alunos da ESACT de Mirandela que vão marcar presença no SWIFF 2023, o festival internacional que reúne os realizadores emergentes mais talentosos do mundo, provenientes de 120 países.

Jornalista: Fernando Pires

Slider